Siga-nos

Espaço

98

Tempo estimado para a leitura: 2minuto(s) e 38segundo(s).

Adeus a tudo que sabemos sobre Lua? Nova descoberta chinesa pode mudar hipótese existente

Mais cedo, a revista Nature comunicou que o rover chinês Yutu 2 descobriu no lado oculto da Lua dois novos tipos de rochas do manto. Destaca-se que é a primeira vez que estas rochas são obtidas e que foram tiradas do fundo da cratera Aitken, na Bacia do Polo Sul-Aitken.

ubiie Redação

Publicado

em

Até agora, nem as sondas soviéticas nem as espaçonaves da missão norte-americana Apollo tinham recolhido amostras do manto lunar. Os cientistas dizem que seu estudo ajudará a lançar luz sobre os enigmas da origem da Terra e da Lua.

Nessa conexão, o pesquisador do Instituto de Pesquisas Espaciais da Academia de Ciências da Rússia, Nathan Eismont, indicou em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik que a descoberta recém-feita pode mudar completamente a hipótese aceita sobre a formação da Lua.
“Na verdade, essa descoberta poderia mudar visivelmente nossa compreensão de como a Lua foi formada”, declarou.

“Agora, a hipótese mais aceita sugere que a Lua foi formada em resultado da colisão da Terra antiga com algum corpo celeste, que arrancou um pedaço da Terra e o que saiu desse pedaço é a Lua”, lembrou.

“Hoje, essa hipótese é a mais aceita entre os pesquisadores, embora existam inconsistências, contradições. E é possível que a descoberta do rover lunar chinês dê alguma explicação, ajude a encontrar uma solução para essas contradições que existem na teoria da evolução do Sistema Solar em geral e na teoria que explica a origem da Terra e da Lua. Para fazer isso, é preciso realizar uma investigação profunda do que foi obtido pelo rover lunar chinês”, indicou Eismont.

A sonda Chang’e-4 foi lançada por meio do foguete Longa Marcha 3B no dia 8 de dezembro e pousou com sucesso no dia 3 de janeiro na face oculta da Lua.

Tanto a sonda como o rover estão realizando medições e coletando rochas que podem vir a revelar novos detalhes sobre esta área inexplorada do satélite natural da Terra.

0
0
Clique para comentar
Publicidade

Espaço

Astronauta da Apollo 12 estaria sendo observado por extraterrestres há 60 anos? (Fotos, Vídeo)

Segundo um teórico da conspiração, uma nave extraterrestre teria sido avistada observando os astronautas da Apollo 12 enquanto estes exploravam a Lua.

ubiie Redação

Publicado

em

Lançada em novembro de 1969, a Apollo 12 foi a segunda missão da NASA a pousar na Lua. Depois de quase 60 anos, Scott Waring, caçador de OVNIs, acredita ter identificado um objeto voador não identificado ao fundo de uma foto de arquivo da Apollo 12, da NASA.

“Felizmente essas anomalias não foram editadas pela NASA”, afirma o teórico, que ressalta que o objeto “não parece uma invenção da imaginação ou falha na câmera”, conforme o tabloide Express.


Suposto OVNI observando astronauta da Apollo 12

O objeto que surge no horizonte é consideravelmente pequeno, tanto é que a foto teve de ser ampliada consideravelmente para possibilitar a visualização do “OVNI”.

Waring acredita que o objeto tenha sido criado com “tecnologia extraterrestre”, afirmando que o objeto foi construído com um tipo de biotecnologia sofisticada.

Mesmo com toda a especulação, Waring admite que possa haver uma explicação para o surgimento do objeto, como por exemplo, algo preso à lente da câmera.

O comentário do teórico gerou diversos debates nas redes sociais, muitos acreditando em sua teoria, enquanto outros afirmam que isso é apenas uma “lavagem cerebral”.

0
0
Continuar lendo

Espaço

Novo sistema de monitoramento é capaz de encontrar vida extraterreste, diz cientista (FOTO)

O novo instrumento destinado a buscar vida extraterreste no sistema estelar Alpha Centauri começou a operar, informou o portal.

ubiie Redação

Publicado

em

Segundo o site Space.com, o instrumento para monitoramento do sistema estelar Alpha Centauri (NEAR, na sigla em inglês) foi colocado em funcionamento em 23 de maio. Os membros do projeto comunicaram sobre isso na segunda-feira (10).

NEAR é um coronógrafo térmico que foi instalado no Telescópio Muito Grande (VLT, na sigla em inglês) no Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), no Chile.
“NEAR é o primeiro e (até hoje em dia) único projeto que é capaz de fotografar exoplanetas habitáveis”, declarou o cientista Olivier Guyon.

“Ele marca um momento importante. Dedos cruzados – esperamos que um grande planeta habitável esteja orbitando no sistema estelar Alpha Centauri A ou B”, disse ele.

NEAR é capaz de detectar planetas com tamanho superando duas vezes ou mais o da Terra, revelam os membros do projeto.

“Os seres humanos são exploradores naturais […] É tempo de descobrirmos o que está para além do próximo vale. Este telescópio vai nos permitir olhar para mais longe”, disse o membro do projeto Yuri Milner.


Instrumento para monitoramento do sistema estelar Alpha Centauri

O Alpha Centauri é o sistema estelar mais próximo do Sistema Solar e fica a uma distância de 4,37 anos-luz. Duas das três estrelas que compõem o sistema são vizinhas semelhantes ao Sol e constituem um sistema binário chamado Alpha Centauri AB. A terceira estrela, Proxima Centauri, é uma estrela anã vermelha mais afastada das outras.

0
0
Continuar lendo

Espaço

Avistamento de OVNI? Ufólogo diz que FOTO tirada pela NASA mostra satélite alienígena

O ufólogo Scott Waring afirmou ter encontrado um satélite de origem extraterrestre em uma foto tirada pela NASA que poderia ter ligação à famosa teoria da conspiração denominada Cavaleiro Negro.

ubiie Redação

Publicado

em

De acordo com teoria da conspiração Cavaleiro Negro (Black Knight), existe ao menos um satélite artificial de origem extraterrestre orbitando a Terra em uma órbita quase polar, o que seria ocultado pela NASA.

Recentemente, o famoso caçador de extraterrestres Scott Waring reviveu essa teoria bizarra, examinando uma foto tirada pela missão Apollo 10 da NASA.

Em seu blog etdatabase.com, Waring revelou ter encontrado na foto um objeto único orbitando a Terra. Trata-se de um objeto que voa perto do nosso planeta, mas a uma grande distância da câmera.

O ufólogo usou software de edição de fotos sofisticado para manipular digitalmente a imagem no intuito de estudar mais precisamente o objeto misterioso.

“Ele [o objeto] é alongado. Astronautas já disseram ter visto alongamentos em forma de ‘L’ voando em vaivém pela nave deles. O veículo tem grandes apêndices e parece quase biomecânico ou a uma nave viva. Esta foto se encaixa com descrições de satélite do Cavaleiro Negro na órbita ao redor da Terra”, disse Waring, citado pelo portal Express.

A foto mais famosa de suposto Cavaleiro Negro foi tirada pela NASA em 1998.

A agência, por sua vez, declarou que se tratava de detritos espaciais e que o objeto não tinha nada a ver com alienígenas.

1
0
Continuar lendo
Publicidade
1USD
United States Dollar. USA
=
107,38
JPY +0,19%
3,85
BRL 0,00%
1EUR
Euro. European Union
=
121,96
JPY +0,10%
4,37
BRL –0,10%
1BTC
Bitcoin. Crypto-currency
=
1.275.889,02
JPY +1,10%
45.708,75
BRL +0,91%

Tokyo
28°
Partly Cloudy
WedThuFri
28/21°C
27/23°C
31/19°C

São Paulo
18°
Fair
TueWedThu
min 17°C
28/18°C
25/16°C

Arquivos

Facebook

Publicidade

Mais vistas da semana