Siga-nos

Beleza e Saúde

22

Tempo estimado para a leitura: 3minuto(s) e 37segundo(s).

20 segredos escondidos sobre chocolate

Com a proximidade da Páscoa e a ajuda de Julien Boutonnet, MOF e chefe da EHL, listamos 20 segredos que você provavelmente não sabe sobre chocolate

ubiie Redação

Publicado

em

O chocolate é mais do que um produto familiar: acessível e consumido em todo o mundo, hoje faz parte da nossa alimentação diária, mas há alguns séculos atrás, o “alimento dos deuses” era um produto muito luxuoso e singular. Com a aproximidade da Páscoa, a EHL (Ecole hôtelière de Lausanne), Univesidade de Hospitalidade líder na Suíça e pioneira em proporcionar a melhor formação no setor hoteleiro, convidou Julien Boutonnet, MOF e Chefe da EHL, para listar 20 segredos dos quais você provavelmente ainda não ouvir falar sobre o chocolate, desde sua origem até os seus principais benefícios para a saúde.

Embora os suíços não tenham sido os primeiros europeus a terem fabricado chocolate, ele foram pioneiros na adição de leite na fabricação dos produtos em 1875 e em 1879 foi criada a primeira barra de chocolate ao leite como conhecemos hoje. Avanços tecnológicos, ingredientes finos, competição entre as diversas marcas e a paixão nacional dos suíços pela iguaria fizeram com que o chocolate suíço se transformasse e permanecesse com a fama de ser o melhor do mundo. Dessa forma, a EHL faz questão de desvendar mais sobre essa delícia do nosso dia a dia.

1. cacau é originário da Bacia do Rio Amazonas na América do Sul, mas os 2/3 da produção estão atualmente concentrados na Costa do Marfim na África.

2. Chocolate foi consumido pela primeira vez como uma bebida pelos maias e os astecas durante seus rituais. Então, quando chegou a Europa no século 16, esta bebida muito luxuosa foi reservada para a classe alta.

3. A fábrica de chocolate suíça Cailler criou o chocolate ao leite em 1875, adicionando leite em pó à preparação.

4. Os grãos de cacau devem ser fermentados para deixar os sabores sendo desenvolvidos. Então, os grãos são secos e torrados. A casca é finalmente removida para produzir a forma áspera de chocolate: a massa de cacau.

5. Uma barra de chocolate de 100g contém aproximadamente 80 grãos de cacau!

6. O chocolate escuro (que deve conter pelo menos 35% de sólidos de cacau) é o mais saudável. Quando a porcentagem sobe para 70%, surgem notáveis benefícios para a saúde, como a redução do risco de desenvolver doenças cardíacas.

7. O chocolate branco muitas vezes não é considerado chocolate, pois contém apenas manteiga de cacau, açúcar e leite.

8. A qualidade de uma barra depende principalmente dos grãos. A maneira como eles são fermentados e torrados, bem como se todos eles vêm de um mesmo produtor ou não diferenciam um chocolate excelente de um bom.

9. Está provado cientificamente que o chocolate é um dos alimentos mais viciantes.

10. A presença de serotonina no chocolate estimula o cérebro, relaxa o corpo e traz uma forma de felicidade!

11. Um grão de cacau contém cerca de 0,2% de cafeína.

12. Para aumentar o sabor de uma barra, os fabricantes de chocolate geralmente adicionam café ou nozes. Mas muito mais produtos combinam bem com chocolate: você já experimentou uma barra de chocolate quente?

13. A melhor maneira de armazenar chocolate é mantê-lo em local seco e fresco. Uma barra de chocolate não deve ser armazenada na geladeira.

14. O chocolate tem uma temperatura de fusão muito baixa, situada entre 30°C e 32°C. É por isso que se derrete lentamente em nossa boca.

15. Apenas algumas horas são necessárias para transformar o chocolate no produto acabado que será vendido na loja. Em seguida, a barra pode ser armazenada por algumas semanas.

16. A barra de chocolate é naturalmente brilhante quando o chocolate é moldado em um recipiente de plástico.

17. Você sabia que o período mais vendido de chocolate no mundo não é a Páscoa, mas o Dia dos Namorados?

18. Os maiores consumidores de cacau do mundo são Alemanha, Suíça e Bélgica, com até 11 kg de chocolate por ano e per capita.

19. O chocolate ocupa um lugar importante no comércio global: três milhões de toneladas de cacau são trocadas a cada ano.

20. O best-seller da EHL é incontestavelmente a barra de chocolate com leite e avelã! Isso pode estar relacionado à nossa situação geográfica, em Lausanne na Suíça.

0
0
Clique para comentar
Publicidade

Beleza e Saúde

Médicos criam spray nasal contra gripe, meningite e pneumonia

Os pesquisadores estão já realizando testes num grupo de voluntários humanos

ubiie Redação

Publicado

em

O professor Robert Read da Universidade Hospital Southampton, no Reino Unido, afirma “que as novas gotas podem ser uma forma tremendamente eficaz de proteger o organismo contra várias doenças contraídas através das vias nasais”.

Uma equipe de médicos britânicos desenvolveu em laboratório um tipo único e revolucionário de gotas para o nariz capazes de protegerem contra a gripe.

Apenas algumas gotas em cada narina têm o potencial de prevenir a infecção por doenças como a meningite, pneumonia e otite.

Neste momento os pesquisadores estão já realizando testes num grupo de voluntários humanos, e espera-se a realização de experiências posteriores ainda neste ano de 2019 e no próximo.

Até ao momento foi validade a capacidade do spray nasal de prevenir todas as patologias citadas. O professor Robert Read alterou geneticamente um tipo de bactéria ‘amigável’ de forma a ser ingerida pelo nariz e pela garganta. Modificando as bactérias de várias formas altera por sua vez o tipo de infecções que conseguem combater.

Revolução

O novo tratamento tem como objetivo prevenir que a bactéria consiga entrar na corrente sanguínea. As vacinas atuais contra a gripe não são sempre eficazes já que a estirpe do vírus pode não ser idêntico ao que foi incluído na vacina original.

Já o novo spray nasal promete proteger contra todas as estirpes possíveis desse vírus. Os cientistas estimam que as gotas terão que ser administradas sempre entre seis a 18 meses de modo a garantir que as bactérias continuem a proteger o organismo.

O professor Read afirma: “Estas gotas podem realmente ser uma forma eficaz de proteger contra inúmeras doenças que podem ser contraídas através da respiração”.

1
0
Continuar lendo

Beleza e Saúde

7 alimentos que ajudam a barrar o envelhecimento e previnem rugas

Lembre-se desses alimentos na sua próxima ida ao mercado

ubiie Redação

Publicado

em

A alimentação influencia em vários processos metabólicos do organismo humano e também é responsável pela nutrição das células. É por esse motivo, que alimentos ultraprocessados e com aditivos químicos podem causar inflamação nas células. Além de doenças, uma dieta baseada em industrializados e com “calorias vazias” pode acelerar o envelhecimento da pele.

“Mas uma alimentação variada, equilibrada e saudável pode fornecer proteínas, antioxidantes e agentes anti-inflamatórios importantes para retardar o envelhecimento precoce”, afirma Lucas Portilho, consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma e Pesquisador em Fotoproteção na Unicamp. Saiba abaixo quais são esses alimentos poderosos e que podem dar um “up” na sua pele:

SOJA: A soja contém isoflavonas, que atuam na prevenção e redução da degradação do colágeno, além de combater radicais livres. Pela sua atuação no colágeno, a soja ainda colabora para melhorar o aspecto da celulite.

FRUTAS COM VITAMINA C: A Vitamina C auxilia na síntese de colágeno, ou seja, ingerir laranja, morango, limão e acerola também traz benefícios para a pele. Além disso, a vitamina tem ação antioxidante e auxilia a combater os danos ambientais.

BETACAROTENO: Essa substância está presente no mamão, no tomate, na abóbora e na cenoura e ajuda a proteger a pele contra os efeitos dos raios solares. Esse tipo de antioxidante age no combate aos radicais livres, que estão fortemente ligados à destruição do colágeno.

CASTANHA-DO-PARÁ: O mineral selênio, presente nessa castanha, tem uma ação importante ao prevenir e retardar o envelhecimento e age para manter a elasticidade da pele.

CACAU: O principal ingrediente do chocolate é um antioxidante poderoso, que melhora a circulação e retarda o aparecimento das rugas. Mas ao comer um chocolate, lembre-se que a melhor opção é o amargo, rico em flavonoides.

ÔMEGA 3 e 6: Presente nos peixes (salmão, atum e truta) e em sementes oleaginosas, as substâncias ajudam a hidratar a pele, por conta das ceramidas, que também protege contra inflamações e alergias.

PROBIÓTICOS: Muitos produtos, hoje, contam com probióticos, mas o iogurte é o mais tradicional deles. Por melhorar a digestão e o funcionamento do intestino, diminuem inflamações que podem impactar na saúde da pele.

Por outro lado, o especialista lembra para ficar longe de alimentos como pães, massas e biscoitos, que são ricos em carboidratos, um dos principais causadores de acne, inflamação e da glicação. Além disso, as frituras e produtos ultraprocessados também devem ser evitados por favorecer o envelhecimento da pele.

1
0
Continuar lendo

Beleza e Saúde

Mídia: registrado 2º caso de cura de paciente com HIV

Uma segunda pessoa poderia ter sido completamente curada do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) desde o início da epidemia global, informou o jornal New York Times.

ubiie Redação

Publicado

em

Segundo o jornal, o chamado “paciente de Londres”, que permanecerá anônimo, se tornaria a segunda pessoa a ser curada do HIV. O primeiro caso foi registrado há 12 anos, quando o “paciente de Berlim”, Timothy Ray Brown, se livrou do vírus. Ambos os casos resultaram de transplantes de medula óssea por causa de câncer e não do HIV.

O doador do “paciente de Londres” tinha uma mutação genética chamada CCR5, que faz o organismo resistente ao HIV. O transplante foi realizado em maio de 2016 e, desde setembro de 2017, o paciente deixou de usar a terapia antirretroviral.

Deste modo, o paciente vive sem a terapia há mais de um ano e meio, mas no seu organismo não foram encontrados sinais de presença do HIV. Isso faz os médicos concluir que o paciente está completamente livre do vírus.

Os cientistas planejam publicar seu relatório hoje (5) na revista Nature e apresentar alguns detalhes desse caso na Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas em Seattle, EUA.

0
0
Continuar lendo
Publicidade
1USD
United States Dollar. USA
=
111,92
JPY 0,00%
3,94
BRL 0,00%
1EUR
Euro. European Union
=
125,86
JPY 0,00%
4,43
BRL 0,00%
1BTC
Bitcoin. Crypto-currency
=
595.834,36
JPY +0,57%
20.954,29
BRL +0,57%

Tokyo
15°
Mostly Cloudy
SatSunMon
min 12°C
22/15°C
23/14°C

São Paulo
24°
Fair
SatSunMon
28/17°C
30/18°C
30/19°C

Arquivos

Facebook

Publicidade

Mais vistas da semana