Siga-nos

Mundo

39

Tempo estimado para a leitura: 2minuto(s) e 50segundo(s).

China está preocupada que inteligência artificial possa levar a novas guerras

Especialistas chineses estão preocupados por as tentativas de integrar a inteligência artificial em armas e equipamentos militares poderem levar à guerra entre nações, informou um novo relatório publicado pelo Centro para uma Nova Segurança Americana (CNAS).

ubiie Redação

Publicado

em

Segundo o relatório, as autoridades chinesas consideram a inteligência artificial como uma ameaça à paz global porque esta já foi integrada nos serviços militares e de comunicação. O desenvolvimento da inteligência artificial poderia minar as normas internacionais de comunicação entre os países, gerando confusão e possíveis conflitos.

“O cenário específico descrito por mim [por um funcionário anônimo chinês] é uma escalada não intencional relacionada ao uso de um drone”, revelou ao portal The Verge Gregory C. Allen, analista do CNAS.

Allen disse que a China está preocupada com os drones norte-americanos, que se tornaram menores e automatizados. Por outro lado, a China está ela própria sendo “mais agressiva no que se refere à introdução de maiores níveis de autonomia, mais perto do uso letal da força”, revelou Allen. Um exemplo é o drone Blowfish A2, que a China exporta internacionalmente e que, segundo o analista, é anunciado como um drone capaz de ser totalmente autônomo.

Ele também destacou que os países ainda precisam definir “as normas do conflito armado” para os sistemas autônomos, pois essa incerteza pode se tornar uma “ameaça real e legítima”.

Outra parte do relatório do CNAS analisa uma série de outras preocupações do governo chinês. De acordo com ele, Pequim reconhece que as duas únicas superpotências na área de inteligência artificial são os EUA e a China, e cada país tem seus próprios pontos fortes e fracos. A China tem acesso a mais dados, por exemplo, e tem potencial para ultrapassar a tecnologia ocidental, enquanto os EUA têm uma liderança significativa no desenvolvimento da tecnologia de chips — um componente vital das enormes séries de dados necessários para criar aplicativos de inteligência artificial.

Allen também destacou que há uma possibilidade de aumentar a cooperação internacional entre os EUA e a China na esfera da guerra moderna. As autoridades norte-americanas tendem a ser menos bem informadas sobre suas contrapartes chinesas, em parte porque muitos documentos políticos chineses nunca são traduzidos para o inglês.

1
0
Clique para comentar
Publicidade

Mundo

Avião com 189 pessoas a bordo derrapa em pista na Indonésia

Não houve feridos; pista teve de ser encerrada temporariamente

ubiie Redação

Publicado

em

Um avião da companhia aérea Lion Air, com 182 passageiros e sete membros de tripulação a bordo, derrapou, neste sábado (16), em uma pista do aeroporto internacional de Supadio, na ilha do Bornéu, Indonésia.

O incidente com o Boeing 737-800NG teria sido causado pelas chuvas intensas que atingem a região.

Ninguém se feriu. A aeronave precisou ser evacuada e a pista encerrada temporariamente, como conta a ‘Reuters’.

Em outubro do ano passado, um avião da mesma companhia caiu no mar, causando a morte de 189 pessoas. Investigações posteriores apontaram a existência de falhas de segurança no avião.

0
0
Continuar lendo

Mundo

Quase 2 mil pessoas evacuadas por causa de bomba da 2ª Guerra Mundial

Artefato estava enterrado, entre o norte de Paris e a cidade vizinha de Saint Denis, desde que foi lançado, em abril de 1944

ubiie Redação

Publicado

em

Cerca de 1.800 moradores do norte de Paris e da cidade vizinha de Saint Denis foram retirados da região, hoje (17), para que as autoridades neutralizassem uma bomba da Segunda Guerra Mundial. O artefato, estava enterrado desde que foi lançado, em abril de 1944.

A operação deverá estar concluída ao início da tarde, uma vez que os especialistas farão explodir a bomba num buraco de sete metros de profundidade, protegido com sacos de terra, para tentar minimizar eventuais impactos.

O artefato também foi transferido do lugar onde foi encontrado, a 70 metros de distância, na manhã deste domingo.

A bomba, de fabricação norte-americana, provavelmente lançada por um avião britânico quando Paris estava ocupada pelos nazistas, na primavera de 1944, foi localizada no último dia 4, durante a execução de obras perto de um dos corredores ferroviários da entrada da capital francesa.

A retirada dos habitantes daquela zona, num perímetro de 300 metros em redor do local onde ocorre a operação, realizou-se entre as 6h e as 8h locais (3h e 5h do Brasil).

Além disso, as autoridades interromperam a circulação de veículos em boa parte das vias rodoviárias que atravessam a área, incluindo uma rodovia. Encerraram também linhas de metrô e trens, afetando ligações de alta velocidade internacionais, com destino a Londres e Bruxelas.

0
0
Continuar lendo

Mundo

Airbus encerra produção do avião gigante A380

O último modelo será entregue em 2021

ubiie Redação

Publicado

em

A fabricante europeia Airbus anunciou nesta quinta-feira (14) que deixará de produzir o A380, o maior avião de passageiros do mundo. Em comunicado, a empresa informou que fará entregas dos últimos exemplares em 2021. A decisão foi tomada após o maior cliente da aeronave, a Emirates, reduzir pedidos e ainda substituir o A380 por modelos menores e mais econômicos.

O A380 já havia sido abandonado pelas principais companhias aéreas. No entanto, sua produção chegou a ser mantida graças a uma redução da fabricação. “Como resultado dessa decisão, não temos uma carteira de pedidos substancial do A380 e, portanto, nenhuma base para sustentar a produção, apesar de todos os esforços de vendas com outras companhias aéreas nos últimos anos. Isso levou ao fim das entregas do A380 em 2021”, disse o presidente da Airbus, Tomas Enders. A gigante aérea disse que o impacto da decisão foi “amplamente incorporado” nos resultados da empresa em 2018, que mostraram um lucro líquido para 2018 de 3 bilhões de euros, um aumento de quase 30% em relação ao ano anterior.

Além disso, a Airbus informou que entregará entre 880 e 890 novas aeronaves comerciais este ano.

0
0
Continuar lendo
Publicidade
1USD
United States Dollar. USA
=
110,54
JPY –0,03%
3,72
BRL +0,50%
1EUR
Euro. European Union
=
125,25
JPY +0,28%
4,21
BRL +0,81%
1BTC
Bitcoin. Crypto-currency
=
414.755,10
JPY +2,87%
13.952,47
BRL +3,38%

Tokyo
Partly Cloudy
MonTueWed
min 5°C
12/6°C
17/7°C

São Paulo
25°
Partly Cloudy
MonTueWed
28/21°C
28/20°C
29/21°C

Arquivos

Facebook

Publicidade

Mais vistas da semana