Siga-nos

Você viu?

89

Tempo estimado para a leitura: 1minuto(s) e 28segundo(s).

Polo norte magnético da Terra está se deslocando para Sibéria

Mudança pode afetar mapas de navegação e sistemas de GPS

ubiie Redação

Publicado

em

O polo norte magnético, aquele para o qual apontam os ponteiros das bússolas, está se movendo mais rapidamente do que o previsto do Canadá em direção à Sibéria, na Rússia, a uma velocidade de 55 quilômetros por ano.

O fenômeno não deve ser visto com preocupação, mas deve provocar uma reprogramação de mapas de navegação aérea e aquática e até de smartphones.

Por conta disso, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (Noaa) publicou, com um ano de antecipação, o novo modelo magnético da Terra, que dará informações mais precisas para usos militares e civis.

“O deslocamento dos polos magnéticos é a manifestação na superfície do que acontece no campo magnético terrestre: correntes elétricas que correm no núcleo externo da Terra, feito de ferro e níquel derretidos”, explica Domenico Di Mauro, do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália (INGV).

Segundo Leonardo Sagnotti, também do INGV, esse deslocamento mais rápido do que o esperado “faz parte da variação normal do campo magnético terrestre”. “No passado geológico da Terra, houve mudanças muito mais bruscas”, diz. O último modelo magnético da Terra havia sido elaborado em 2015.

1
0
Clique para comentar
Publicidade

Você viu?

Historiador determina local onde Shakespeare teria escrito ‘Romeu e Julieta’ (FOTO)

Após uma década de pesquisa, um historiador foi capaz de identificar a localização exata da casa londrina onde o dramaturgo William Shakespeare escreveu um dos maiores clássicos da literatura – a obra “Romeu e Julieta”.

ubiie Redação

Publicado

em

O especialista em arte Geoffrey Marsh afirma ter descoberto que a residência onde o prestigiado poeta viveu entre 1597 e 1598 fica hoje no número 35 da rua londrina chamada Great St Helen’s, informou o The Independent.

O local é atualmente ocupado por um edifício de escritórios e fica ao lado da Igreja de Santa Helena.

Segundo o jornal, Shakespeare era inquilino da Companhia de Vendedores de Couro, que era na época uma organização londrina de mercadores especializados em artigos de couro.
O historiador explica que a paróquia da igreja de Santa Helena, que foi patrocinada pela companhia e deu nome à atual rua, era uma das mais ricas da cidade.

“O lugar onde Shakespeare viveu em Londres nos dá uma compreensão mais profunda das inspirações de seu trabalho e de sua vida”, diz o especialista.

Marsh conta que os comerciantes e os médicos tinham amplas ligações em toda a Europa e que podiam transmitir ao dramaturgo as ideias mais progressistas do seu tempo, além de supor que a localização da casa do dramaturgo tenha certamente melhorado sua posição social.


Local atualmente ocupado por edifício de escritórios ao lado da Igreja de Santa Helena, em Londres, Inglaterra
CC BY-SA 3.0 / ELISA ROLLE / IGREJA DE SANTA HELENA

“Poucos anos depois de se mudar de Stratford para Londres, ele já vivia em uma das paróquias mais ricas da cidade, ao lado de figuras públicas poderosas, comerciantes internacionais ricos, médicos da sociedade e músicos especialistas”, destaca o historiador.
Foi nesse local que o poeta provavelmente criou sua obra “Romeu e Julieta”, comunica a mídia.

Shakespeare nasceu na cidade britânica de Stratford, mas era obrigado a passar longos períodos em Londres, onde havia mais oportunidades no que respeita ao teatro.

0
0
Continuar lendo

Você viu?

Maior avião do mundo efetua 1º voo (FOTOS, VÍDEOS)

Na Internet surgiram as imagens do primeiro voo de uma aeronave de fuselagem dupla e seis motores da empresa Stratolaunch Systems.

ubiie Redação

Publicado

em

A aeronave decolou a partir de um aeródromo perto de Los Angeles, EUA.

Hoje o avião da #Stratolaunch voou durante 2,5 horas sobre o deserto de Mojave, atingindo a velocidade máxima de 189 mph (304,2 km/h). Confira o voo histórico aqui!

De acordo com o astrofísico da NASA Thomas Zurbuchen, este é um evento histórico para a equipe de desenvolvimento.

“É sobre enviá-lo para o limite do espaço e mais além”, escreveu.

Durante seu primeiro voo, a maior aeronave do mundo, desenvolvida pela empresa Stratolaunch Systems, atingiu uma velocidade de 304 quilômetros por hora e uma altitude de mais de cinco quilômetros, relata o comunicado de imprensa publicado no site da empresa.

O maior avião do mundo levanta voo!

No total, o voo durou duas horas e meia. Durante os testes, os pilotos avaliaram as capacidades de voo do avião e testaram vários sistemas de controle.

Roc aterrissou! Meus sinceros parabéns a todos na @Stratolaunch

A Stratolaunch Systems é uma empresa aeroespacial americana estabelecida para desenvolver um sistema aeroespacial para enviar cargas ao espaço. A envergadura da maior aeronave é de 117 metros, está equipada com seis motores Boeing 747. A empresa planeja que a aeronave lance o primeiro satélite em 2020.

0
0
Continuar lendo

Você viu?

Descubra quais são as possibilidades de encontrar vida alienígena nos próximos anos

As possibilidades de encontrar vida alienígena nos próximos anos continuarão sendo mínimas, apesar de que as tecnologias vão continuar avançando, afirma Doug Millard, chefe-adjunto do departamento de tecnologia e engenharia do Museu da Ciência em Londres.

ubiie Redação

Publicado

em

Nos próximos 10 anos a humanidade irá viajar ao espaço com mais frequência, as naves espaciais vão ser parecidas com aviões, os veículos-robôs espaciais de pesquisa científica que são enviados para outros planetas vão diminuir de tamanho, prevê o investigador.

“Pequenos drones-helicópteros destinados a trabalhos de investigação em Marte estão sendo elaborados atualmente”, acrescentou Millard em entrevista à Sputnik.
Entre as tecnologias mais prometedoras estão os motores de foguetes que funcionam com oxigênio atmosférico, criação de componentes minúsculos para execução de tarefas em satélites miniaturizados e sondas espaciais. Nos próximos tempos, a humanidade continuará explorando Marte e a Lua, destacou o britânico.

“A busca de formas de vida inteligente foi sempre de grande interesse para os astronautas, mas, por enquanto, não há quaisquer provas de existência deste tipo de formas de vida. O Espaço é tão vasto que, se estas formas existirem, é pouco provável que alguma vez saibamos disso”, opinou o especialista do Museu da Ciência.

0
0
Continuar lendo
Publicidade
1USD
United States Dollar. USA
=
111,94
JPY +0,02%
3,94
BRL +0,21%
1EUR
Euro. European Union
=
126,01
JPY +0,14%
4,43
BRL +0,32%
1BTC
Bitcoin. Crypto-currency
=
601.621,15
JPY +1,32%
21.157,02
BRL +1,51%

Tokyo
16°
Mostly Cloudy
TueWedThu
23/16°C
21/18°C
24/17°C

São Paulo
22°
Mostly Cloudy
MonTueWed
min 20°C
26/19°C
27/19°C

Arquivos

Facebook

Publicidade

Mais vistas da semana