Siga-nos

Você viu?

475

Tempo estimado para a leitura: 3minuto(s) e 46segundo(s).

Rede pró-Bolsonaro engaja mais do que Madonna e Neymar

No último mês, 28 páginas na internet que apoiam e difundem ideias do candidato do PSL alcançaram 12,6 mi de interações no Facebook

ubiie Redação

Publicado

em

Um conjunto de endereços nas mídias sociais se tornou a principal e mais influente rede de apoio e difusão de ideias do candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, na eleição deste ano. Ao menos 28 páginas e seis sites – que pertencem a um mesmo grupo chamado Raposo Fernandes Associados (RFA) – representam hoje o maior engajamento no entorno de Bolsonaro no Facebook. Este grupo atingiu um alcance tão grande nas redes sociais que supera, em nível de interação no Brasil, a soma dos índices de páginas oficiais de famosos como Madonna, Neymar e Anitta.

Uma investigação do jornal O Estado de S. Paulo em parceria com a organização internacional de campanhas e mobilização social Avaaz revela que, somente nos últimos 30 dias, os endereços alcançaram 12,6 milhões de interações no Facebook – ou seja, o total de reações a postagens, comentários e compartilhamentos. Mais de 16 milhões seguem essas páginas. Nos mesmos 30 dias, o jogador Neymar acumulou 1,1 milhão de interações, a cantora Anitta conseguiu 574,8 mil e Madonna, 442,5 mil. Segundo analistas, o sucesso do candidato do PSL nas urnas pode ser explicado, em parte, por essa força na internet, já que ele não teve apoio de partidos tradicionais ou tempo de TV.

No campo da esquerda e de apoio ao petista Fernando Haddad também há dezenas de páginas e sites de apoio, mas sem a mesma organização ou alcance. Das 100 páginas que mais citaram Haddad nos últimos 30 dias, 24 o apoiam e outras 47 o criticam. As outras são de políticos, a favor e contra sua candidatura. O site Brasil 247 foi o que mais engajou no período – 2 milhões de interações, seguido pela página O Brasil Feliz de Novo, com 903 mil interações. Não, há, no entanto, uma rede estruturada de grande alcance, como no caso da RFA. O petista começou a ganhar força no cenário eleitoral ao ser apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – preso e condenado na Operação Lava Jato.

O conjunto de páginas da RFA surgiu a partir de um ativismo digital que teve sua ascensão em meio aos protestos de junho de 2013 e da Lava Jato, em 2014, se consolidou no processo de impeachment de Dilma Rousseff e convergiu no apoio a Bolsonaro.

A empresa que administra o grupo é a Novo Brasil Empreendimentos Digitais Ltda, de propriedade do advogado Ernani Fernandes Barbosa Neto e de Thais Raposo do Amaral Pinto Chaves. As páginas da rede são sempre identificadas com a sigla RFA na descrição.

Embora se declare como independente, a rede administra endereços como Apoio a Jair Bolsonaro e, durante a divulgação dos resultados do primeiro turno, comemorou nas páginas vitórias como a dos candidatos Eduardo Bolsonaro e Janaína Paschoal, ambos do PSL.

Sozinha, a RFA configura a maior parcela das páginas bolsonaristas na rede. Um levantamento do Monitor do Debate Político no Meio Digital, dos pesquisadores Márcio Moretto Ribeiro e Pablo Ortellado, a que o Estadão teve acesso, identificou ao menos 114 páginas de apoio ao militar em toda a rede. A RFA corresponde à maior e mais influente parte desses redes, à frente até mesmo do Movimento Brasil Livre (MBL).

O maior puxador de interações da RFA é uma página chamada Movimento Contra Corrupção (MCC), de uma entidade criada por Ernani, Thais e outros membros em 2013, no auge dos protestos de rua. O MCC ganhou força nas manifestações de junho. O movimento atuava com mais força dos bastidores, com foco na mobilização virtual e críticas à imprensa.

Procurado, o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) não comentou a reportagem. A recém-eleita deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) disse ter conhecimento sobre páginas em seu nome, mas afirmou que não conhece a rede RFA nem tem domínio sobre as postagens que são feitas.

Ernani Fernandes Barbosa Neto e Thais Raposo do Amaral Pinto Chaves, proprietários da empresa que administra o grupo, foram procurados pela reportagem durante duas semanas, por e-mail, telefone e por intermédio de colegas, mas não quiseram se manifestar.

O deputado federal eleito Alexandre Frota (PSL-SP) e o deputado estadual eleito pelo Paraná Delegado Francischini (PSL) também não responderam à reportagem. O Estadão ainda tentou contato com o PRTB e com Levy Fidelix – o partido pagou cerca de R$ 30 mil de sua cota de Fundo Partidário no ano passado por serviços de uma das empresas do casal -, mas não obteve resposta nem de Fidelix nem de outro representante da sigla.

1
0
Clique para comentar
Publicidade

Você viu?

Historiador determina local onde Shakespeare teria escrito ‘Romeu e Julieta’ (FOTO)

Após uma década de pesquisa, um historiador foi capaz de identificar a localização exata da casa londrina onde o dramaturgo William Shakespeare escreveu um dos maiores clássicos da literatura – a obra “Romeu e Julieta”.

ubiie Redação

Publicado

em

O especialista em arte Geoffrey Marsh afirma ter descoberto que a residência onde o prestigiado poeta viveu entre 1597 e 1598 fica hoje no número 35 da rua londrina chamada Great St Helen’s, informou o The Independent.

O local é atualmente ocupado por um edifício de escritórios e fica ao lado da Igreja de Santa Helena.

Segundo o jornal, Shakespeare era inquilino da Companhia de Vendedores de Couro, que era na época uma organização londrina de mercadores especializados em artigos de couro.
O historiador explica que a paróquia da igreja de Santa Helena, que foi patrocinada pela companhia e deu nome à atual rua, era uma das mais ricas da cidade.

“O lugar onde Shakespeare viveu em Londres nos dá uma compreensão mais profunda das inspirações de seu trabalho e de sua vida”, diz o especialista.

Marsh conta que os comerciantes e os médicos tinham amplas ligações em toda a Europa e que podiam transmitir ao dramaturgo as ideias mais progressistas do seu tempo, além de supor que a localização da casa do dramaturgo tenha certamente melhorado sua posição social.


Local atualmente ocupado por edifício de escritórios ao lado da Igreja de Santa Helena, em Londres, Inglaterra
CC BY-SA 3.0 / ELISA ROLLE / IGREJA DE SANTA HELENA

“Poucos anos depois de se mudar de Stratford para Londres, ele já vivia em uma das paróquias mais ricas da cidade, ao lado de figuras públicas poderosas, comerciantes internacionais ricos, médicos da sociedade e músicos especialistas”, destaca o historiador.
Foi nesse local que o poeta provavelmente criou sua obra “Romeu e Julieta”, comunica a mídia.

Shakespeare nasceu na cidade britânica de Stratford, mas era obrigado a passar longos períodos em Londres, onde havia mais oportunidades no que respeita ao teatro.

0
0
Continuar lendo

Você viu?

Maior avião do mundo efetua 1º voo (FOTOS, VÍDEOS)

Na Internet surgiram as imagens do primeiro voo de uma aeronave de fuselagem dupla e seis motores da empresa Stratolaunch Systems.

ubiie Redação

Publicado

em

A aeronave decolou a partir de um aeródromo perto de Los Angeles, EUA.

Hoje o avião da #Stratolaunch voou durante 2,5 horas sobre o deserto de Mojave, atingindo a velocidade máxima de 189 mph (304,2 km/h). Confira o voo histórico aqui!

De acordo com o astrofísico da NASA Thomas Zurbuchen, este é um evento histórico para a equipe de desenvolvimento.

“É sobre enviá-lo para o limite do espaço e mais além”, escreveu.

Durante seu primeiro voo, a maior aeronave do mundo, desenvolvida pela empresa Stratolaunch Systems, atingiu uma velocidade de 304 quilômetros por hora e uma altitude de mais de cinco quilômetros, relata o comunicado de imprensa publicado no site da empresa.

O maior avião do mundo levanta voo!

No total, o voo durou duas horas e meia. Durante os testes, os pilotos avaliaram as capacidades de voo do avião e testaram vários sistemas de controle.

Roc aterrissou! Meus sinceros parabéns a todos na @Stratolaunch

A Stratolaunch Systems é uma empresa aeroespacial americana estabelecida para desenvolver um sistema aeroespacial para enviar cargas ao espaço. A envergadura da maior aeronave é de 117 metros, está equipada com seis motores Boeing 747. A empresa planeja que a aeronave lance o primeiro satélite em 2020.

0
0
Continuar lendo

Você viu?

Descubra quais são as possibilidades de encontrar vida alienígena nos próximos anos

As possibilidades de encontrar vida alienígena nos próximos anos continuarão sendo mínimas, apesar de que as tecnologias vão continuar avançando, afirma Doug Millard, chefe-adjunto do departamento de tecnologia e engenharia do Museu da Ciência em Londres.

ubiie Redação

Publicado

em

Nos próximos 10 anos a humanidade irá viajar ao espaço com mais frequência, as naves espaciais vão ser parecidas com aviões, os veículos-robôs espaciais de pesquisa científica que são enviados para outros planetas vão diminuir de tamanho, prevê o investigador.

“Pequenos drones-helicópteros destinados a trabalhos de investigação em Marte estão sendo elaborados atualmente”, acrescentou Millard em entrevista à Sputnik.
Entre as tecnologias mais prometedoras estão os motores de foguetes que funcionam com oxigênio atmosférico, criação de componentes minúsculos para execução de tarefas em satélites miniaturizados e sondas espaciais. Nos próximos tempos, a humanidade continuará explorando Marte e a Lua, destacou o britânico.

“A busca de formas de vida inteligente foi sempre de grande interesse para os astronautas, mas, por enquanto, não há quaisquer provas de existência deste tipo de formas de vida. O Espaço é tão vasto que, se estas formas existirem, é pouco provável que alguma vez saibamos disso”, opinou o especialista do Museu da Ciência.

0
0
Continuar lendo
Publicidade
1USD
United States Dollar. USA
=
111,92
JPY 0,00%
3,94
BRL 0,00%
1EUR
Euro. European Union
=
125,86
JPY 0,00%
4,43
BRL 0,00%
1BTC
Bitcoin. Crypto-currency
=
595.834,36
JPY +0,57%
20.954,29
BRL +0,57%

Tokyo
15°
Mostly Cloudy
SatSunMon
min 12°C
22/15°C
23/14°C

São Paulo
24°
Fair
SatSunMon
28/17°C
30/18°C
30/19°C

Arquivos

Facebook

Publicidade

Mais vistas da semana