Siga-nos

Tecnologia

26

Tempo estimado para a leitura: 3minuto(s) e 12segundo(s).

3 mudanças que a inteligência artificial trará para a educação

Confira as principais inovações da tecnologia na área educacional

ubiie Redação

Publicado

em

Indiscutível o fato de que a tecnologia veio para ficar e que sua constante evolução permite uma revolução em todas as áreas, incluindo a educacional. E é sobre este assunto que o Líder de Eficácia da Pearson, Gustavo Reis, aborda no primeiro episódio do podcast produzido pela Pearson, em parceria com o Braincast (B9), para discutir tecnologia e o futuro da educação.

Uma das principais barreiras que a tecnologia tem que vencer para estar cada vez mais conectada com as salas de aula, é a de aceitação e adaptação da maior parte dos pais e professores. “Como os pais dos alunos de hoje aprenderam de uma maneira diferente, somente com material didático e professor na sala de aula, há uma certa resistência quanto a integração da tecnologia na sala de aula para potencializar o aprendizado”, conta o especialista da Pearson.

Não somente os pais dos alunos, mas os professores também sentem dificuldades de colocar a tecnologia de maneira apropriada dentro da sala de aula. Isso porque eles percebem que a realidade dentro dos ambientes escolares é muito diferente do que ouvem de seus professores durante a licenciatura.

Já estamos dando os primeiros passos rumo a essa integração. Por isso, Gustavo Reis cita três grandes transformações que a tecnologia pode fazer no ambiente educacional. Confira:

Gestão Escolar

Com o advento da inteligência artificial, a gestão escolar tende a ficar cada vez mais eficaz e facilitada. Isso porque pode trazer importantes dados que, transformados em insights, fazem com que seja possível entregar uma melhoria contínua no resultado dos alunos. “Você consegue focar no problema, entendendo onde estão os maiores gaps de aprendizado e onde é necessário concentrar os esforços para melhorar os resultados dos alunos em vestibulares, ENEM e também em suas avaliações rotineiras”, explica Gustavo.

Personalização

Todos os indivíduos são diferentes e possuem habilidades únicas. Assim, ter um aprendizado personalizado, voltado para o desenvolvimento de seus pontos mais fracos e reforçando aquelas áreas em que se tem mais domínio, torna-se importante para explorar o potencial de cada um. “Com um ensino adaptativo é possível potencializar o aprendizado e elevar de maneira natural o conhecimento adquirido de cada estudante. A tecnologia nos ajuda a entender as especificidades de todos os alunos e compreendendo isso, os professores passam a atuar de maneira mais eficaz”.

Facilitador/curador

Nessa nova era em que as crianças são nativas digitais e recebem informações de diversas fontes, o professor terá um novo papel: o de facilitador/curador. Isso porque as informações tendem a chegar de diversas maneiras em diferentes devices. “O estudante já vai chegar para o professor com algo que ele viu na internet e o educador terá o papel de desenvolver o pensamento crítico do aluno a fim de que ele entenda quais são as fontes de conhecimento em que ele pode confiar ou não, e complementar essas informações já disponíveis”, complementa o especialista.

0
0
Clique para comentar
Publicidade

Espaço

Astrônomos se deparam com fenômeno cósmico antes inimaginável

O astro encontrado possui características nunca vistas até hoje, representando grande importância para astronomia.

ubiie Redação

Publicado

em

Astrônomos descobriram um pulsar de rádio cujo período de rotação corresponde a 23,5 segundos, informou o portal Phys.org.

O objeto especial PSR J0250+5854 foi detectado por um grupo de especialistas liderado por Chia Min Tan, do Centro de Astrofísica Jodrell Bank da Universidade de Manchester, Reino Unido, e se encontra a 5.200 anos-luz da Terra, segundo o portal.

O pulsar foi descoberto em julho de 2017 no âmbito do programa LOFAR Tied-Array All-Sky Survey que estuda pulsares de rádio no hemisfério norte, ou seja, fontes extraterrestres de radiação com periodicidade regular. O pulsar encontrado acabou tendo a rotação mais lenta conhecida até hoje.

Para os astrônomos, é complicadíssimo encontrar pulsares com rotação superior a 5 segundos. Aliás, era considerado ser impossível a existência de um objeto deste tipo com uma rotação que possui o PSR J0250+5854.

A equipe também descobriu que este pulsar tem um campo magnético superficial de 26 trilhões de gauss e 13,7 milhões de anos de idade. Segundo os cientistas, estas características indicam que o pulsar incomum tem uma configuração bipolar de campo magnético.

Pesquisadores sublinham a importância da descoberta, pois expandiu significativamente a gama conhecida dos períodos da rotação de pulsares.

0
0
Continuar lendo

Espaço

NASA captura impressionante VÍDEO do furacão Florence minutos depois de atingir terra

ubiie Redação

Publicado

em

A NASA publicou um vídeo incrível da chegada do furacão Florence no dia 4 de setembro ao litoral dos EUA. As imagens foram captadas pelas câmeras da Estação Espacial Internacional minutos depois de o fenômeno ter atingido a praia Wrightsville, no estado da Carolina do Norte.

De acordo com a agência espacial, Florence chegou ao estado norte-americano com ventos de 144 km/h e está se movendo lentamente ao interior da Carolina do Norte a 9 km/h. Prevê-se, que o furacão deva ir a sudoeste, “aumentando a ameaça de inundações e tempestades no mar catastróficas nas áreas costeiras e residenciais da Carolina do Norte e Carolina do Sul”, segundo seu informe.

Ricky Arnold, astronauta da NASA, conseguiu captar o fenômeno em uma foto feita de seu posto orbital e a compartilhou em sua conta no Twitter. A cena revela o enorme tamanho de Florence, seu olho e campos de vento, que se estendem por centenas de quilômetros.

Os meteorologistas predizem que a tormenta continue enfraquecendo, mas ainda cause chuvas recorde à medida que se desloca. O fenômeno já causou inundações, deixou árvores e estruturas caídas e mais de 320 mil residências e empresas sem energia elétrica. Na Carolina do Norte, foram registradas pelo menos cinco mortes relacionadas à tormenta.

0
0
Continuar lendo

Espaço

Terra vista do céu: blogueiros enviam câmera para estratosfera (VÍDEO)

ubiie Redação

Publicado

em

Um vídeo em 360 graus, publicado no canal Sent Into Space, mostra a Terra vista a partir da estratosfera. Os usuários admitem que essas imagens foram “a melhor coisa jamais vista”.

Um grupo de blogueiros britânicos decidiu olhar para o nosso planeta de um ângulo diferente e enviou uma câmera de 360 graus ao espaço. Eles publicaram a gravação no YouTube.

Segundo os autores do canal, este é um vídeo sem precedentes que permite um novo olhar sobre o nosso planeta.

“Isso é a melhor coisa que eu já vi”, comentou um dos usuários.

0
0
Continuar lendo
Publicidade
1USD
United States Dollar. USA
=
112,37
JPY +0,08%
4,16
BRL 0,00%
1EUR
Euro. European Union
=
131,18
JPY +0,05%
4,86
BRL –0,02%
1BTC
Bitcoin. Crypto-currency
=
711.483,81
JPY –0,06%
26.339,70
BRL –0,14%

Tokyo
27°
Fair
WedThuFri
27/18°C
24/19°C
22/21°C

São Paulo
18°
Fair
TueWedThu
min 18°C
28/18°C
28/18°C

Arquivos

Facebook

Publicidade

Mais vistas da semana