Siga-nos

Beleza e Saúde

105

Tempo estimado para a leitura: 3minuto(s) e 39segundo(s).

Descubra o poder do bicarbonato de sódio e faça maravilhas em casa

Esse ingrediente pode ser usado para limpar desde panelas a higienização de frutas e legumes

ubiie Redação

Publicado

em

Usado na cozinha principalmente no preparo de bolos e tortas para deixá-los mais “fofinhos”, o bicarbonato de sódio é um ingrediente poderoso que pode ser um grande aliado no dia a dia, principalmente na limpeza da casa.

Confira a lista e facilite sua vida:

1. Limpar panelas e utensílios de cozinha:

Para remover de vez aquele resto de alimento queimado ou grudado na panela ou frigideira, basta adicionar água e bicarbonato de sódio e deixar ferver em fogo baixo. Quando a sujeira soltar, deixe a panela esfriar e lave normalmente.

2. Limpeza de pisos:

Para deixar pisos de cerâmica tinindo, basta misturar ½ xícara de chá de bicarbonato de sódio em um balde de água more. Use um pano de chão ou esfregão para passar a mistura e depois enxágue o piso, ou passe outro pano limpo umedecido com água.

3. Lavar roupa:

é uma dica muito boa, principalmente na lavagem de roupas brancas. Adicione, junto ao sabão de sua preferência (líquido ou em pó), uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. É ótimo para remover aquelas manchas persistentes.

4. Limpar esponjas e panos de limpeza:

Em um balde, despeje água e bicarbonato de sódio e coloque as esponjas e panos. Deixe de molho por uma noite e enxágue-os na manhã seguinte.

5. Acabar com mofo:

Faça uma mistura de água com bicarbonato e aplique na área afetada pelo mofo. Repita a operação até remover o mofo completamente.

6. Limpar a tábua de carne:

Este é um dos acessórios de cozinha mais difíceis de se limpar, principalmente se for de madeira. Para remover manchas e odores persistentes, polvilhe um pouco de bicarbonato e esfregue com uma esponja umedecida com água. Esfregue bem e enxague, e em seguida lave normalmente com detergente.

7. Ralo de pia entupido:

Para evitar entupimentos do ralo da pia, despeje ½ xícara de chá de bicarbonato seguido de 1 xícara de chá de vinagre. A mistura vai formar uma espuma que limpa o dreno e ajuda a evitar entupimentos. Também pode ser usado no banheiro, nos ralos da pia e do chuveiro.

8. Limpeza de utensílios de aço inox:

Coloque uma colher de chá de bicarbonato em uma esponja umedecida com água e esfregue os utensílios. Lave-os em seguida. Vão ficar muito mais brilhantes.

9. Remover odor da geladeira:

Basta comprar um pacote pequeno de bicarbonato de sódio, abri-lo e deixá-lo aberto dentro da geladeira. O bicarbonato consegue absorver os odores por até três meses. Após esse período, troque a embalagem. O mesmo pode ser feito no congelador.

10.Limpar a lata do lixo:

Mesmo que utilize sacos plásticos, a lata de lixo fica encardida e com odores desagradáveis com o passar do tempo. Faça uma solução de uma xícara de chá de bicarbonato de sódio em 3,5 litros de água. Despeje a mistura na lata de lixo e deixe agir por algumas horas, preferencialmente uma noite. O odor e as bactérias vão embora.

11. Higienizar frutas e legumes:

Antes de consumir ou cozinhar, limpe frutas e legumes com uma esponja umedecida e um pouco de bicarbonato. Em seguida, enxágue em água corrente. Remove toda a sujeira e resíduos de pesticida.

12. Remover odor de sapatos e tênis:

O destemido chulé! Para acabar com ele, espalhe um pouco de bicarbonato no interior dos calçados e deixe por uma noite. Na manhã seguinte, retire o excesso. Repita a operação até o odor ir embora por completo.

13. Deixar a prata brilhando:

Prepare uma pasta de 3 partes de bicarbonato de sódio com uma parte de água até formar uma pasta. Aplique-a em uma esponja preferencialmente lisa para não riscar os utensílios e esfregue-os. Enxágue-os bem e depois seque com um pano.

14. Desinfetar o vaso sanitário:

Faça uma mistura de vinagre e bicarbonato, borrife sobre o vaso sanitário, deixe agir por alguns minutos e remova em seguida com água.

15. Limpar o rejunte de pisos e azulejos:

Nem sempre é fácil limpar o rejunte, mas essa dica pode ajudar muito. Basta misturar 7 xícaras de chá de água, ½ xícara de chá de bicarbonato de sódio, ½

xícara de suco de limão e ¼ de xícara de vinagre. Esfregue o rejunte com essa mistura com o auxílio de uma esponja ou esfregão. Enxágue em seguida com água.

0
0
Clique para comentar
Publicidade

Beleza e Saúde

Entenda o que ocorre com seu coração durante a prática de exercícios

Especialista conta como a atividade física diária influencia no fortalecimento, crescimento e ritmação do coração

ubiie Redação

Publicado

em

Sabe-se que a prática regular de exercícios físicos, numa média de 150 minutos/semana com intensidade moderada ou 75 minutos/semana com intensidade vigorosa, como o recomendado pela Organização Mundial da Saúde, está diretamente associada a uma boa saúde cardiovascular e também à redução de risco de doenças cardíacas. Mas o que, de fato, acontece com o coração durante alguns minutos de atividade física?

Segundo o cirurgião cardiovascular, Dr. Marcelo Sobral, exercícios como os aeróbicos – aqueles de menor impacto e que são feitos com “respiração normal”, ou seja, sem faltar o fôlego, como correr, caminhar e pedalar – são os mais benéficos à saúde, já que fortalecem os músculos do corpo todo, incluindo o coração, que também é um músculo.

“Durante o exercício, além de ficarem mais fortes, estes músculos crescem e para que haja essa hipertrofia, eles acabam exigindo mais sangue, estimulando a circulação sanguínea em todo o corpo. Neste processo as artérias coronárias ficam mais vigorosas e novos vasos sanguíneos podem ser criados, melhorando a função do coração”, afirma Sobral.

De acordo com o especialista, quando a prática de atividade física é diária e sem exageros, há mudança no padrão dos batimentos cardíacos, que passam a funcionar de forma mais controlada e ritmada. “Ao contrário do que muitos pensam, a aceleração dos batimentos durante o exercício não leva à arritmia cardíaca, mas é altamente benéfica para o organismo já que durante a pratica diversas reações químicas acontecem, como a liberação de hormônios, enzimas e proteínas, ajudando a equilibrar todo o metabolismo”, explica.

Sobral ressalta que antes de se aventurar pela prática de exercícios físicos rotineiros, é importante passar por uma avaliação médica e, no caso de pessoas que já apresentam complicações cardíacas, será indicado o tipo de exercício e sua intensidade ideal. “Além dos benefícios já citados, exercitar-se da forma correta ajudará, independente da idade ou do estado clínico, a tornar veias e artérias mais eficientes, a produzir mais do colesterol bom (HDL) e a melhorar, além da circulação de forma geral, também os níveis de açúcar no sangue e estresse”, conclui o cirurgião.

0
0
Continuar lendo

Beleza e Saúde

Cientistas descobrem analgésico mais forte do que morfina

ubiie Redação

Publicado

em

Cientistas americanos desenvolveram um analgésico considerado mais forte que a morfina, o AT-121, que não causa dependência e efeitos colaterais perigosos, relata a publicação Science Alert.

Com essa nova descoberta, é esperado que o preparado ajude a diminuir o número de mortes causadas pela dependência de medicamentos para tirar a dor e suas sobredosagens.

Somente nos Estados Unidos, em 2012 mais de 16 mil pessoas morreram devido ao uso de paliativos opioides.

O novo composto atua nos receptores opioides, onde os analgésicos tradicionais atuam, e nos receptores da nociceptina, que são moléculas de proteínas nos neurônios do cérebro e que estão envolvidas no desenvolvimento de dependências e vícios.

Testes realizados com macacos em laboratórios mostraram que o AT-121 exercia um efeito analgésico semelhante à morfina em concentrações 100 vezes menores do que o habitual.

Além disso, a droga foi capaz de reduzir o nível de dependência dos animais da oxicodona — um opioide semissintético. Foi também comprovado que altas dosagens de AT-121 não causavam dificuldades respiratórias e distúrbios na atividade do sistema cardiovascular.

Através de futuros testes, que serão realizados em pessoas, os pesquisadores esperam que os resultados sejam confirmados.

2
0
Continuar lendo

Beleza e Saúde

Menina de 5 anos bomba no Instagram com cabelo ‘supervolumoso’

Mia Aflalo tem cabeleira de gente grande

ubiie Redação

Publicado

em

Além da beleza e simpatia, Mia Aflalo, de apenas 5 aninhos conquistou o mercado da moda e a internet por conta da sua vasta cabeleira. Natural de Tel Aviv, Israel, a menina ostenta milhares de seguidores no Instagram e uma série de penteados com o cabelão em evidência.

As madeixas já renderam até um ensaio para edição britânica da revista “Vogue”.

Há quem diga, porém, que o visual de Mia é inapropriado para a sua pouca idade.

0
0
Continuar lendo
Publicidade
1USD
United States Dollar. USA
=
112,27
JPY –0,07%
3,73
BRL 0,00%
1EUR
Euro. European Union
=
129,92
JPY –0,11%
4,31
BRL –0,04%
1BTC
Bitcoin. Crypto-currency
=
727.415,16
JPY –0,86%
24.136,97
BRL –0,79%

Tokyo
20°
Cloudy
WedThuFri
min 14°C
21/14°C
17/13°C

São Paulo
20°
Cloudy
WedThuFri
27/19°C
27/19°C
22/15°C

Arquivos

Facebook

Publicidade

Mais vistas da semana