Siga-nos

Tecnologia

132

Tempo estimado para a leitura: 3minuto(s) e 12segundo(s).

Esqueça o preço do diesel e da gasolina: vem aí o ônibus a hidrogênio!

O Rio de Janeiro sedia entre 17 e 22 de junho a 22.ª Conferência Mundial de Energia do Hidrogênio, que discute as tecnologias mais promissoras em relação à sustentabilidade na área dos transportes. A Sputnik Brasil conversou com o coordenador do projeto que é uma das principais novidades na Conferência: um novo protótipo de ônibus a hidrogênio.

ubiie Redação

Publicado

em

No momento em que o mundo debate o uso de energias renováveis. O Rio de Janeiro sedia essa semana a 22.ª Conferência Mundial de Energia do Hidrogênio, um dos principais eventos do setor no planeta, que traz nessa edição o tema: “Transformação de Biomassas e de Energia Elétrica em Hidrogênio”.

O evento reúne cerca de 800 participantes, de 50 países, entre acadêmicos, pesquisadores e representantes de governos e indústrias mundiais mostrando os investimentos que as sociedades mais avançadas já estão fazendo rumo à transição energética sustentável.
Entre as pautas brasileiras que estão sendo apresentadas, está a criação do ônibus movido a energia do hidrogênio, projeto do Laboratório de Hidrogênio da Coppe-RJ — Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que é o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina.

O professor da Coppe/UFRJ e coordenador do projeto do ônibus de hidrogênio, Paulo Emílio de Miranda, conversou com a Sputnik Brasil e destacou o protagonismo do Rio de Janeiro no desenvolvimento de transportes sustentáveis.

“O Rio é realmente visto como um local de discussões que chamaram a atenção para a sustentabilidade do mundo, e isso já há vários anos. A vinda deste Congresso aqui agora é muito importante, porque esse é o maior congresso mundial da área, realizado já em vários países”, destacou.

“O Brasil tem muitas possibilidades para a produção de hidrogênio, seja a partir da eletrólise da água, principalmente considerando que nós produzimos muita energia elétrica com energias renováveis, fez também o uso de biomassa, num país agrícola como o Brasil, onde a disponibilidade de biomassas é muito grande”, acrescentou.

De acordo com ele, isso traz uma potencialidade muito grande para o Brasil e “este evento está servindo para conscientizar pessoas de governos, empresas e a população sobre essa nova possibilidade energética que certamente vai dominar o cenário durante o século XXI”.

Ao comentar o lançamento do primeiro protótipo do ônibus movido a energia do hidrogênio, o especialista afirmou que agora foi lançada uma nova versão em relação ao terceiro protótipo que já é de condição pré-comercial.

“A partir de agora há condição de se fazer a produção industrial e o uso em larga escala na sociedade deste tipo de veículo, que é muito mais interessante, por não ter poluição ambiental, não ter poluição sonora, e representar uma tecnologia mais avançada do que a que utilizamos atualmente”, afirmou o coordenador do projeto.

Paulo Emílio observou, no entanto, que apesar das negociações em curso tudo depende muito de vontade política, “porque toda tecnologia nova é mais cara do que uma tecnologia já em uso em muitos anos”.

“O que se busca agora é a criação de nichos de mercados onde frotas destes veículos possam começar a ser utilizados para que se atinja um condição de produção em termos de números”, concluiu.

0
0
Clique para comentar
Publicidade

Espaço

Astrônomos se deparam com fenômeno cósmico antes inimaginável

O astro encontrado possui características nunca vistas até hoje, representando grande importância para astronomia.

ubiie Redação

Publicado

em

Astrônomos descobriram um pulsar de rádio cujo período de rotação corresponde a 23,5 segundos, informou o portal Phys.org.

O objeto especial PSR J0250+5854 foi detectado por um grupo de especialistas liderado por Chia Min Tan, do Centro de Astrofísica Jodrell Bank da Universidade de Manchester, Reino Unido, e se encontra a 5.200 anos-luz da Terra, segundo o portal.

O pulsar foi descoberto em julho de 2017 no âmbito do programa LOFAR Tied-Array All-Sky Survey que estuda pulsares de rádio no hemisfério norte, ou seja, fontes extraterrestres de radiação com periodicidade regular. O pulsar encontrado acabou tendo a rotação mais lenta conhecida até hoje.

Para os astrônomos, é complicadíssimo encontrar pulsares com rotação superior a 5 segundos. Aliás, era considerado ser impossível a existência de um objeto deste tipo com uma rotação que possui o PSR J0250+5854.

A equipe também descobriu que este pulsar tem um campo magnético superficial de 26 trilhões de gauss e 13,7 milhões de anos de idade. Segundo os cientistas, estas características indicam que o pulsar incomum tem uma configuração bipolar de campo magnético.

Pesquisadores sublinham a importância da descoberta, pois expandiu significativamente a gama conhecida dos períodos da rotação de pulsares.

0
0
Continuar lendo

Espaço

NASA captura impressionante VÍDEO do furacão Florence minutos depois de atingir terra

ubiie Redação

Publicado

em

A NASA publicou um vídeo incrível da chegada do furacão Florence no dia 4 de setembro ao litoral dos EUA. As imagens foram captadas pelas câmeras da Estação Espacial Internacional minutos depois de o fenômeno ter atingido a praia Wrightsville, no estado da Carolina do Norte.

De acordo com a agência espacial, Florence chegou ao estado norte-americano com ventos de 144 km/h e está se movendo lentamente ao interior da Carolina do Norte a 9 km/h. Prevê-se, que o furacão deva ir a sudoeste, “aumentando a ameaça de inundações e tempestades no mar catastróficas nas áreas costeiras e residenciais da Carolina do Norte e Carolina do Sul”, segundo seu informe.

Ricky Arnold, astronauta da NASA, conseguiu captar o fenômeno em uma foto feita de seu posto orbital e a compartilhou em sua conta no Twitter. A cena revela o enorme tamanho de Florence, seu olho e campos de vento, que se estendem por centenas de quilômetros.

Os meteorologistas predizem que a tormenta continue enfraquecendo, mas ainda cause chuvas recorde à medida que se desloca. O fenômeno já causou inundações, deixou árvores e estruturas caídas e mais de 320 mil residências e empresas sem energia elétrica. Na Carolina do Norte, foram registradas pelo menos cinco mortes relacionadas à tormenta.

0
0
Continuar lendo

Espaço

Terra vista do céu: blogueiros enviam câmera para estratosfera (VÍDEO)

ubiie Redação

Publicado

em

Um vídeo em 360 graus, publicado no canal Sent Into Space, mostra a Terra vista a partir da estratosfera. Os usuários admitem que essas imagens foram “a melhor coisa jamais vista”.

Um grupo de blogueiros britânicos decidiu olhar para o nosso planeta de um ângulo diferente e enviou uma câmera de 360 graus ao espaço. Eles publicaram a gravação no YouTube.

Segundo os autores do canal, este é um vídeo sem precedentes que permite um novo olhar sobre o nosso planeta.

“Isso é a melhor coisa que eu já vi”, comentou um dos usuários.

0
0
Continuar lendo
Publicidade
1USD
United States Dollar. USA
=
112,35
JPY +0,06%
4,16
BRL +0,01%
1EUR
Euro. European Union
=
131,17
JPY +0,04%
4,86
BRL –0,01%
1BTC
Bitcoin. Crypto-currency
=
711.452,82
JPY –0,06%
26.346,50
BRL –0,11%

Tokyo
27°
Partly Cloudy
WedThuFri
28/18°C
24/19°C
22/21°C

São Paulo
18°
Fair
TueWedThu
min 18°C
28/18°C
28/18°C

Arquivos

Facebook

Publicidade

Mais vistas da semana