Mundo
186
Tempo estimado para a leitura: 1minuto(s) e 21segundo(s).
Oposição venezuelana convoca protestos para sexta-feira
Atos são uma tentativa de reorganizar forças antichavistas

A oposição venezuelana anunciou uma nova jornada de protestos por todo o país para a próxima sexta-feira (8), em uma tentativa de reorganizar os grupos contrários ao regime chavista.
“Queremos que as pessoas que protestam por água, eletricidade, transportes e comida o façam de modo organizado. Precisamos trocar o comandante do navio, de modo que a vontade da maioria seja respeitada”, declarou Sergio Sánchez, membro da Frente Ampla Venezuela Livre.
Segundo ele, os pontos de concentração não serão anunciados com antecedência, por “razões de segurança”. As manifestações acontecem em meio à libertação de dezenas de presos políticos, definida como “tardia” por parte da oposição.
Em 20 de maio, o presidente Nicolás Maduro foi reeleito para seu segundo mandato, em um pleito boicotado por alguns setores antichavistas e contestado pela comunidade internacional. (ANSA)

Mundo
Avião com 189 pessoas a bordo derrapa em pista na Indonésia
Não houve feridos; pista teve de ser encerrada temporariamente

Um avião da companhia aérea Lion Air, com 182 passageiros e sete membros de tripulação a bordo, derrapou, neste sábado (16), em uma pista do aeroporto internacional de Supadio, na ilha do Bornéu, Indonésia.
O incidente com o Boeing 737-800NG teria sido causado pelas chuvas intensas que atingem a região.
Ninguém se feriu. A aeronave precisou ser evacuada e a pista encerrada temporariamente, como conta a ‘Reuters’.
Em outubro do ano passado, um avião da mesma companhia caiu no mar, causando a morte de 189 pessoas. Investigações posteriores apontaram a existência de falhas de segurança no avião.
Mundo
Quase 2 mil pessoas evacuadas por causa de bomba da 2ª Guerra Mundial
Artefato estava enterrado, entre o norte de Paris e a cidade vizinha de Saint Denis, desde que foi lançado, em abril de 1944

Cerca de 1.800 moradores do norte de Paris e da cidade vizinha de Saint Denis foram retirados da região, hoje (17), para que as autoridades neutralizassem uma bomba da Segunda Guerra Mundial. O artefato, estava enterrado desde que foi lançado, em abril de 1944.
A operação deverá estar concluída ao início da tarde, uma vez que os especialistas farão explodir a bomba num buraco de sete metros de profundidade, protegido com sacos de terra, para tentar minimizar eventuais impactos.
O artefato também foi transferido do lugar onde foi encontrado, a 70 metros de distância, na manhã deste domingo.
A bomba, de fabricação norte-americana, provavelmente lançada por um avião britânico quando Paris estava ocupada pelos nazistas, na primavera de 1944, foi localizada no último dia 4, durante a execução de obras perto de um dos corredores ferroviários da entrada da capital francesa.
A retirada dos habitantes daquela zona, num perímetro de 300 metros em redor do local onde ocorre a operação, realizou-se entre as 6h e as 8h locais (3h e 5h do Brasil).
Além disso, as autoridades interromperam a circulação de veículos em boa parte das vias rodoviárias que atravessam a área, incluindo uma rodovia. Encerraram também linhas de metrô e trens, afetando ligações de alta velocidade internacionais, com destino a Londres e Bruxelas.

A fabricante europeia Airbus anunciou nesta quinta-feira (14) que deixará de produzir o A380, o maior avião de passageiros do mundo. Em comunicado, a empresa informou que fará entregas dos últimos exemplares em 2021. A decisão foi tomada após o maior cliente da aeronave, a Emirates, reduzir pedidos e ainda substituir o A380 por modelos menores e mais econômicos.
O A380 já havia sido abandonado pelas principais companhias aéreas. No entanto, sua produção chegou a ser mantida graças a uma redução da fabricação. “Como resultado dessa decisão, não temos uma carteira de pedidos substancial do A380 e, portanto, nenhuma base para sustentar a produção, apesar de todos os esforços de vendas com outras companhias aéreas nos últimos anos. Isso levou ao fim das entregas do A380 em 2021”, disse o presidente da Airbus, Tomas Enders. A gigante aérea disse que o impacto da decisão foi “amplamente incorporado” nos resultados da empresa em 2018, que mostraram um lucro líquido para 2018 de 3 bilhões de euros, um aumento de quase 30% em relação ao ano anterior.
Além disso, a Airbus informou que entregará entre 880 e 890 novas aeronaves comerciais este ano.
- Mundo6 dias atrás
Maduro inicia exercícios militares em resposta às ‘ameaças de Trump’
- Tecnologia5 dias atrás
NASA descobre 2ª enorme cratera sob gelo da Groenlândia (VÍDEO)
- Economia6 dias atrás
Aposta em Previdência pode turbinar rentabilidade do Tesouro Direto
- Brasil7 dias atrás
Número de mortos em Brumadinho sobe a 165 neste domingo
- Rede social3 dias atrás
Uma das maiores queixas do WhatsApp vai acabar
- Espaço6 dias atrás
NASA divulga inigualável FOTO de 360° da paisagem de Marte
- Brasil5 dias atrás
Brasil abrirá centro de ajuda humanitária para a Venezuela
- Você viu?6 dias atrás
Extinção de insetos repercutirá de forma catastrófica à humanidade, preveem cientistas
- Tecnologia5 dias atrás
Microsoft alerta para que internautas não usem mais o Explorer
- Você viu?3 dias atrás
Para não ser identificado, ganhador de loteria recebe prêmio mascarado
- Brasil6 dias atrás
Acidentes com modelo de helicóptero em que estava Boechat já mataram 15
- Espaço7 dias atrás
Administrador da NASA anuncia planos de enviar e manter humanos na Lua