Siga-nos

Mundo

624

Tempo estimado para a leitura: 3minuto(s) e 32segundo(s).

A trágica morte do ‘Pirata de Culiacán’, youtuber de 17 anos que insultou narcotraficante mexicano

O bar “Menta2 Cantaros”, em Zapopan, México, foi o último lugar onde o”Pirata de Culiacán” esteve.

ubiie Redação

Publicado

em

Adolescente morreu após publicar insultos contra narcotraficante procurado / Foto: Instagram do Pirata de Culiacán

Juan Luis Lagunas Rosales – seu nome verdadeiro – ficou conhecido no país por publicar vídeos em redes sociais bebendo álcool e usando drogas até perder a consciência, apesar de ser um menor de idade.

Com essas publicações, o jovem de 17 anos, morto na última segunda-feira, chegou a ter 790 mil seguidores no Facebook, 37 mil no Twitter e 323 mil no Instagram.

De seu passado, sabia-se pouco: que ele nasceu em Villa Juarez, no Estado de Sinaloa, que sua mãe o deixou morando com sua avó e que ele não conhecia seu pai.

Aos 15 anos, ele saiu de casa antes de terminar o colégio e foi para a cidade vizinha de Culiacán, também em Sinaloa, onde se dedicou a lavar carros nas ruas.

Até que suas fotos e vídeos começaram a viralizar no México. Além de beber álcool e usar drogas, o jovem posava com maços de dinheiro, mulheres, carros de luxo e armas.

Pessoas que acompanhavam as filmagens incitavam o jovem a ficar bêbado e se drogar enquanto riam.

Eles também comemoravam as excentricidades do pirata, como gabar-se montado em um cavalo, ou ficar perto de um tigre de bengala.

Com a notoriedade que esses vídeos ganharam, diversos cantores famosos passaram a pedir para que o Pirata de Culiacán aparecesse em seus clipes. O jovem também passou a ser contratado para participar de eventos, segundo a imprensa mexicana.

Lagunas Rosales tinha algumas características marcantes. Uma delas era seu lema: “Então já era”. Outra eram as tatuagens que tinha em seus braços – um tigre e um pirata. Foram elas, inclusive, que ajudaram a identificar seu corpo, após o assassinado.

Insulto perigoso

Os comentários que supostamente lhe custariam a vida começaram a circular nas redes sociais, de acordo com alguns veículos da imprensa mexicana, no início de novembro. No dia 9, o Pirata de Culiacán publicou um vídeo em que, talvez, tenha ido longe demais.

Na gravação, se dirigiu a Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como El Mencho – líder do cartel Jalisco Nova Geração e um dos principais distribuidores de drogas sintéticas do continente, de acordo com o governo dos EUA.

Em menos de 10 anos, este grupo passou de algo restrito para uma organização com presença em nove Estados do país, ao qual são atribuídos centenas de assassinatos.

Oseguera Cervantes é um dos dois homens mais procurados no México. Mas o pirata não se importou. “O Mencho para mim descasca meu pau”, disse o adolescente no vídeo.

Depois de mais de um mês, nesta segunda-feira, o pirata anunciou nas redes sociais que naquela noite ele iria para o bar “Menta2 Cantaros” e disse o horário que chegaria. Essa foi a sua última aparição na internet.

Assim que ele chegou ao bar, homens armados apareceram e começaram a atirar contra ele.

O pirata recebeu cerca de 15 tiros e um segundo homem também morreu no tiroteio.

Vingança?

A imprensa mexicana começou a lidar com a hipótese de que o pirata foi morto por insultar El Mencho.

Um grupo de repórteres perguntou ao procurador-geral do Estado de Jalisco, Raúl Sánchez, se isso era verdade.

“Aparentemente, há um vídeo onde ele faz asserções, mas desconhecemos se ele tem alguma conexão com esse fato”, respondeu Sanchez em entrevista à BBC Mundo.

“Seus vídeos são muito agressivos. Está sendo investigado como ele chegou (no bar) e com quem ele chegou, para descobrirmos o que aconteceu”.

A BBC Mundo procurou a polícia de Guadalajara, do Estado de Jalisco, onde o assassinato ocorreu para comentar o caso, mas não recebeu resposta.

Assim que a notícia de sua morte se tornou conhecida, um de seus amigos publicou o trecho de uma música na página do Facebook do pirata.

“A fama veio a mim do nada, vivi a vida como pude e dou graças a Deus pelo que tive”, diz a canção.

A homenagem revela que, embora sua permanência no mundo tenha sido curta, “muitos se lembrarão” de Pirata.

0
0
Clique para comentar
Publicidade

Mundo

Facebook nega ter escondido atividade russa

O Facebook negou nesta quinta-feira (15) as alegações feitas em um artigo recenete de que a companhia tentou esconder informação e enganou o público sobre seu suposto conhecimento de atividade russa antes das eleições presidenciais dos EUA, em 2016.

ubiie Redação

Publicado

em

Na quarta-feira (14), o jornal norte-americano The New YOrk Times, publicou um artigo que descreve o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg e o COO Cheryl Sandberg tão obcecados com o crescimento da empresa que teriam ignorado sinais relacionados a uma suposta atividade russas na plataforma que dirigem e que teriam ainda tentado escondê-la do público.

“A história dá como certo que nós sabíamos sobre atividade russa já na primavera de 2016, mas que fomos muito lentos para investigá-la. Isso não é verdade”, disse o Facebook em uma comunicado.

O Facebook afirmou que o artigo contém um certo número de incoerências mas concordou que a empresa foi lenta para identificar a suposta atividade.
“Nós anunciamos publicamente em várias ocasoões —incluindo diante do Congresso — que fomos muito lentos na identificação da interferência russa no Facebook, assim como outros usos indevidos.

O Facebook também enfatixou que está investimento pesado em pessoal e tecnologia desde as eleições presidenciais de 2016 e que a companhia está orgulhisa de progresso realizado na luta contra a desinformação.

A gigante das redes sociais também afirmou que encerrou seu contrato com a firma de consultas do Partido Republicano, a Defineers Public Affairs, na quarta-feira (14) após as táticas da empresa em lidar com críticas da rede social foi denunciada no artigo.

A Rússia nega as acusações de interferência no sistema político dos EUA e afirma que as alegações são inventadas como desculpas da candidatura que perdeu as eleições assim como para desviar a atenção pública de problemas reais das eleições como fraudes e corrupção.

0
0
Continuar lendo

Mundo

Terremoto de magnitude 6,2 sacode as Ilhas Salomão

ubiie Redação

Publicado

em

Um intenso terremoto, de magnitude 6,2, foi registrado nesta sexta-feira a leste das Ilhas Salomão, segundo informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

De acordo com o USGS, o epicentro do abalo se deu a 132 quilômetros da cidade de Kirakira, a 10,6 quilômetros de profundidade, no oceano Pacífico. Até o momento, não há informações sobre possíveis vítimas ou danos provocados pelo tremor.

Inicialmente, o Serviço Geológico dos EUA havia registrado um abalo de magnitude 6,6, mas o valor foi corrigido pouco depois. Nenhum alerta de tsunami foi emitido em razão do tremor.

0
0
Continuar lendo

Mundo

Argentinos são presos por suposta ligação com o Hezbollah

Dois cidadãos argentinos foram presos por suspeitas de ligação com o grupo libanês Hezbollah, segundo informou o Ministério de Segurança do país.

ubiie Redação

Publicado

em

Os dois suspeitos, de 23 e 25 anos, foram detidos nesta quinta-feira, em uma residência de Buenos Aires. Junto com eles, a polícia encontrou um pequeno arsenal, incluindo um rifle, uma espingarda e várias pistolas, entre outros armamentos.

Segundo as autoridades, no imóvel onde a operação foi realizada, também foram encontradas evidências de viagens para o exterior junto com credenciais em árabe e uma bandeira do Hezbollah.
As prisões aconteceram a poucos dias da próxima cúpula do G20, que acontece no final do mês na capital argentina. Hoje, a ministra da Segurança, Patricia Bullrich, afirmou que as forças locais estão em alerta máximo para qualquer atividade suspeita antes da cúpula, de acordo com a agência Reuters.

0
0
Continuar lendo
Publicidade
1USD
United States Dollar. USA
=
112,83
JPY 0,00%
3,75
BRL +0,06%
1EUR
Euro. European Union
=
128,84
JPY –0,02%
4,28
BRL +0,04%
1BTC
Bitcoin. Crypto-currency
=
620.804,21
JPY –0,59%
20.607,83
BRL –0,53%

Tokyo
12°
Mostly Cloudy
SunMonTue
16/11°C
17/9°C
14/8°C

São Paulo
24°
Fair
SatSunMon
min 19°C
31/19°C
21/16°C

Arquivos

Facebook

Publicidade

Mais vistas da semana